MENU

Projeto Paciente Seguro

Projeto Paciente Seguro

O Hospital São Camilo e São Luís aderiu ao Projeto Paciente Seguro (PPS) em setembro de 2022 e possui sete metas de segurança acompanhadas pelo Projeto: queda, lesão por pressão, higiene de mãos, cirurgia segura, identificação, medicamentos e comunicação. Durante as ações, a instituição foi premiada pela realização de ideias de mudança voltadas à segurança do paciente: Categoria Envolvimento do Paciente/Acompanhante - Usando a nossa criatividade para melhorar a assistência aos nossos pacientes.

Essa iniciativa obteve o 1º lugar com os Fantoches da Identificação, ação que usou atividade lúdica para fortalecer a importância da pulseira de identificação em uma unidade pediátrica.

Na categoria Experiência exitosa do Ministério da Saúde, o time de Identificação foi premiado em 3º lugar com ações voltadas para melhorias em todo processo de identificação na instituição. E, na categoria Ações de Segurança, o Hospital São Camilo e São Luís recebeu o 2º lugar com todas as metas, demonstrando o trabalho desenvolvido nas unidades-piloto para fortalecer a segurança do paciente.

O que é o Projeto Paciente Seguro?

O Projeto Paciente Seguro (PPS) tem por objetivo implantar e qualificar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em instituições de Saúde do Brasil.

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), presta consultoria in loco para os hospitais selecionados, compartilhando sua expertise para a implantação efetiva de protocolos sobre o tema. Para isso, foram desenvolvidas ferramentas de apoio, metodologias de compartilhamento de experiências entre os participantes, capacitações de profissionais da Saúde e estratégias de monitoramento sobre os riscos que o paciente corre no âmbito hospitalar.  A equipe da iniciativa realiza visitas presenciais associadas ao monitoramento remoto de intervalo quinzenal.

Compartilhe:

LOCALIZAÇÃO

Rua Dr. Marcelo Cândia, 742 - Santa Rita
CEP: 68901-901 - Macapá (AP)

Copyrights © 2023 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing.
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação